Informação Financeira
A Gebalis é feita de pessoas que se dedicam a outras pessoas e os números refletem esse mesmo empenho e proximidade.
Descubra a Gebalis em números, edificado e intervenção comunitária consultando os relatórios.
Concluída que está a primeira metade do mandato deste Conselho de Administração, importa, por um lado, refletir sobre em que medida os objetivos estabelecidos têm visto concretização prática e, por outro, avaliar o impacto real da atividade da Empresa na vida das pessoas e dos bairros municipais. Os números relativos ao ano de 2023 são bem elucidativos que o rumo preconizado para a empresa apresenta já resultados objetivos e quantificáveis.
A entrada no ano de 2024 marca o cumprimento de, sensivelmente, meio mandato do atual Conselho de Administração.
Um momento de olhar para os objetivos propostos e avaliar o seu nível de execução, de acordo com as metas temporais estabelecidas.
O Conselho de Administração da GEBALIS tomou posse no dia 28 de dezembro de 2021, com uma missão bem definida: profissionalizar a empresa, dotando-a de meios humanos e materiais que permitam alavancar a eficiência da Empresa, na resposta constante e diária à melhoria das condições de vida dos moradores.
O ano de 2022 marcou o início desse caminho, alicerçado numa análise global realizada à atividade da Empresa, nas mais variadas vertentes e áreas de atuação, com o grande propósito de, envolvendo sempre todos os colaboradores, identificarmos, juntos, o ponto de partida e o ponto desejado de chegada, no qual se pretende que a Empresa se posicione no final do mandato desta Administração
Um ano desafiante e intenso, em que se lançaram as bases para a concretização de um ciclo, que queremos que seja estruturante para o futuro da habitação municipal em Lisboa. Futuro esse, organizado e planeado numa perspetiva de curto, médio e longo prazo.
Na lógica da gestão da Empresa, à data de entrada deste Conselho de Administração, foram definidas 4 grandes prioridades, tendo em conta a magnitude social associada e o número de agregados afetados: a reabilitação e afetação a programas de arrendamento municipal dos 1600 fogos devolutos; o reforço do investimento na manutenção e reparação de elevadores; a requalificação dos bairros municipais em pior estado de degradação e o aumento do peso e relevância dos projetos de intervenção comunitária na ação da Empresa.
Tendo o atual Conselho de Administração tomado posse a 28 de dezembro de 2021, não se justifica, neste enquadramento do Relatório de Atividades e Contas de 2021, outra nota que não seja a de enaltecer e louvar o trabalho desenvolvido pela empresa, fruto da dedicação e empenho de todos os seus trabalhadores.
MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
A entrada em funções deste Conselho de Administração no final de 2021 leva a respeitar o cumprimento dos trabalhos preparatórios na elaboração deste documento efetuados pelas diversas equipas da empresa.
Nesse sentido, e sem deixar de ajustar o Plano de Atividades às diretrizes e objetivos do atual Conselho de Administração, importa
reter o respeito do trabalho que tem vindo a ser, continua a ser e será desenvolvido pela empresa, seus quadros e funcionários.
Em 2022, pretende-se assegurar a revisão e melhoria progressiva do atendimento e resposta aos munícipes de Lisboa residentes em habitação municipal, acompanhando o próprio desenvolvimento da cidade, canais de informação, serviços e apoios disponíveis e uma progressiva melhoria da gestão do arrendamento da habitação municipal nas suas diferentes categorias, com particular destaque para a gestão social, patrimonial e financeira do arrendamento apoiado, mas também relativamente à gestão de outros arrendamentos de habitação municipal já implementados, como é o caso do Arrendamento Acessível.
A par da evolução do serviço à cidade, a Empresa também deverá garantir a evolução nas condições de trabalho dos seus Profissionais, sendo que, neste capítulo, reveste-se de significativa importância o retomar de assunto que tem vindo a ser trabalhado e desenvolvido pela empresa, no sentido de dotar a mesma de uma nova sede, que garanta melhores condições de trabalho e de reposta às necessidades dos Munícipes, respeitando todas as regras de segurança.
A empresa estará igualmente capacitada para dar as respostas necessárias ao cumprimento, na sua área de intervenção, dos programas e respetivas verbas financeiras previstas no Plano de Recuperação e Resiliência. Nesse sentido, a empresa irá adotar as medidas internas que se imponham para, quando for apropriado, possa ser um instrumento central da aplicação desses fundos, assim cumprindo o seu objeto.
O Plano de Atividades que se apresenta para o ano 2022 visa evidenciar o compromisso da GEBALIS em continuar a servir a cidade de Lisboa, respondendo com qualidade e eficácia aos objetivos de gestão do arrendamento de habitação municipal que lhe foram designados.
Para a concretização das atividades previstas a GEBALIS irá continuar a colaborar com os diversos Parceiros e a desenvolver novas Parcerias, que permitam a maximização dos recursos disponíveis nas várias dimensões associadas ao “habitar” que influenciam a vida dos residentes, promovendo a intervenção articulada e integrada e a cogovernação quando possível, não esquecendo a participação e corresponsabilização dos próprios munícipes na resolução dos seus problemas e/ou promoção de melhorias no património municipal de habitação que é colocado à sua disposição.
A GEBALIS irá prosseguir uma política de Responsabilidade Social Empresarial atenta à Coesão Social, à defesa dos Direitos Humanos, à Igualdade de Oportunidades, à igualdade de género, à diversidade e a multiculturalidade, tanto junto de residentes como de entidades e organizações parceiras, não esquecendo os/a(s) seus Trabalhadores, Pessoas e Profissionais sem os quais a missão da GEBALIS não será possível.
A GEBALIS perfaz em 2020 um quarto de século de vida. Não celebramos apenas um marco temporal em números redondos. Assinalamos – e celebramos, sim! – todo um historial de dinâmica melhoria da implementação das políticas públicas de habitação municipal em Lisboa, que é nacional e internacionalmente reconhecida. Esse justo reconhecimento é o corolário do envolvimento e do esforço interno necessário para a concretização de toda a programação inerente. Foi o zelo e a dedicação dos mais de 200 trabalhadores/as que nos trouxe tão longe, em quantidade e qualidade. E foi, também, a reestruturação estatutária que melhorou o foco e a atuação como Empresa Municipal – permitindo-nos a manutenção das atividades da empresa e a adesão a novos formatos. Temos gerido a situação de pandemia ao mesmo tempo que evoluímos e aderimos a novos formatos digitais.
A dinâmica adaptativa que a GEBALIS tem demonstrado não seria possível – é justo dizê-lo – sem a aposta do Executivo Municipal, o qual compreendeu que a modernização estatutária da empresa era uma componente relevante na materialização das políticas públicas de habitação do Município de Lisboa.
Na especialíssima situação em que nos encontramos, a GEBALIS cumpriu com as suas obrigações, sem falhar. Conseguimos garantir uma rápida revisão das rendas. Conseguimos executar em tempo o regime de renda apoiada. Conseguimos manter o atendimento. Conseguimos manter a calendarização das obras – e do investimento nas obras das instalações. Conseguimos aumentar o número de fogos reabilitados – e demos cumprimento ao programa Aqui Há Mais Bairro.
O Projeto LIFE seguiu a evolução prevista e obteve o reconhecimento desejado – que nos é muito grato.
A adesão da GEBALIS à Housing Europe – o mais relevante parceiro europeu de habitação pública – foi um momento que nos é muito caro: significa o reconhecimento europeu da qualidade e dos padrões do nosso trabalho. As implicações de uma pertença a uma organização desta qualidade, as responsabilidades e os direitos e benefícios daí advenientes trazem ao sector público da habitação – de Lisboa e do País – uma nova situação e um novo estatuto.
Hoje, a GEBALIS tem uma situação financeira estável e resolvida.
Hoje, a GEBALIS tem práticas de gestão financeira que seguem as melhores recomendações. Como o Resultado Líquido das nossas Contas demonstra, toda a receita captada foi reinvestida no património municipal.
Por último, o Conselho de Administração da GEBALIS felicita os trabalhadores/as da nossa empresa pelos sucessos obtidos – e publicamente reconhecidos, dentro e fora de fronteiras. Os significativos progressos feitos são motivo do nosso orgulho comum. São, também, um fator da nossa acrescida responsabilização perante Lisboa.
O Relatório de Atividade e Contas 2019 descreve as atividades desenvolvidas ao longo do ano, em conformidade com o respetivo Plano de Atividade e Orçamento. Evidência o compromisso da GEBALIS em continuar o seu serviço à cidade e a quem vive e trabalha em Lisboa, com o objetivo de responder com qualidade nos serviços prestados, perseguindo uma política de responsabilidade social, promovendo os Direitos Humanos, a coesão social, a igualdade de oportunidades, a diversidade e a interculturalidade, tanto para residentes em habitação pública como para organizações parceiras – não esquecendo os seus trabalhadores e trabalhadoras, as entidades parceiras e todos os intervenientes, sem os quais o trabalho desenvolvido, não teria sido possível. Dele, destacamos:
1. A consolidação da situação económica da empresa, respeitando todas as obrigações legais e, para além disso, cumprindo a renovação do “Compromisso Pagamento Pontual”;
2. A consolidação da nova estrutura da empresa, criada em 2017, para responder aos novos desafios decorrentes da alteração estatutária e que definiu o novo âmbito de atuação da GEBALIS. Sublinha-se que esta consolidação incluiu também o reforço de equipas em diferentes Unidades Orgânicas da empresa, o investimento na capacitação e formação de Recursos Humanos e a contínua melhoria das condições de trabalho dos Trabalhadores;
3. A Certificação da GEBALIS pela bem-sucedida implementação do seu Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, na sequencia do público reconhecimento da empresa, pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, como Organização-Bandeira do “Pacto para a Conciliação” e como entidade aderente ao “Programa 3 em Linha”, promovido pelo Governo de Portugal no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não-Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual”;
4. A persecução da Intervenção Local, ancorada nos eixos orientadores: I) prestação de um serviço de qualidade; II) reforço da proximidade; III) promoção da participação cidadã;
5. O reforço e desenvolvimento de parcerias locais e institucionais-chave, a operar na cidade e nos territórios sob gestão da GEBALIS;
6. O início do Programa GEBALIS “Lotes ComVida”, com indicadores de desempenho e resultados obtidos relevantemente positivos;
7. As Iniciativas e Projetos Comunitários GEBALIS: o “Rock the House”, o “Cinema Insuflável” e o “Community Champions League” – este último, em Parceria com a Fundação Benfica;
8. A continuação dos programas de capacitação social “Guardiões do Jardim” e de intervenção estrutural “Intervenções Construtivas que Facilitam a Vivência no Interior das Habitações” e “LIFE – Habitação de Uso Universal” – todos eles já publicamente premiados, com os dois últimos a obterem distinções em 2019 (“Selo da Diversidade e Inclusão” pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão e “Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social” pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial);
9. A continuação da concretização das obras de reabilitação de edifícios municipais de habitação, programadas no âmbito do Programa de Reabilitação de Fogos Municipais de Lisboa “Aqui Há Mais Bairro”, inserido nos Contratos- -Programa celebrados com a Câmara Municipal de Lisboa. Ao abrigo dos CP398/CM/2015 e CP349/CM/2018 foram reabilitados 454 fogos habitacionais, o que corresponde a uma execução de cerca de metade do valor contratualizado (49%);
10. A submissão de duas novas candidaturas aos programas PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) e PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana) de Lisboa, no âmbito dos referidos Contratos-Programa celebrados com a CML, em acumulação com o acompanhamento da execução das quatro candidaturas PEDU aprovadas em 2017;
11. A subida a um patamar de referência europeu e internacional da qualidade do trabalho da GEBALIS, que constituiu objetivo permanente do seu Conselho de Administração, partilhado pelos seus quadros e trabalhadores. Por isso, o reconhecimento e destaque pela Housing Europe da nossa atividade, materializado na aprovação da nossa Candidatura de Filiação, é-nos particularmente grato.
12. A continuação da prática ativa da Política de Responsabilidade Social da GEBALIS, tanto a nível interno, como junto das comunidades e territórios em que a empresa opera;
13. A adaptação do Código de Ética da Empresa à luz do conjunto de princípios e valores definidos pela Norma Portuguesa NP4552:2016, na qual o Sistema de Gestão de Conciliação da GEBALIS se baseia e a subsequente aprovação do documento;
14. A revisão e aprovação do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, em vigor desde 2010;
15. Por último, mas não menos importante: a positiva melhoria da comunicação empresarial da GEBALIS, tanto a nível interno como externo.
Sublinhar também que todas as atividades implementadas e todos os resultados conseguidos traduzem, também, a boa relação de parceria com as diversas entidades que trabalham na e para a cidade, em conjunto com a GEBALIS. Salientar a profícua colaboração com os diversos Serviços da Câmara Municipal de Lisboa; com as Juntas de Freguesia; com as organizações e coletividades sem fins lucrativos de índole cultural, social, recreativo e desportiva; com as IPSS; com a SCML; com Escolas de vários níveis de ensino, regular e profissional; com o IEFP; com os Grupos de Parceiros; com os Grupos Comunitários; com as Redes de Parcerias Sociais – e com outras entidades que contribuíram para uma intervenção articulada e integrada, e para uma melhor rendibilização dos recursos e técnicas disponíveis.
O atual contexto de crise – em curso à data da elaboração do presente Relatório – impõe a adoção de medidas preventivas e de contingência, indispensáveis para responder aos tempos difíceis e de incerteza que se enfrentam. Exige, também, uma resposta social das Organizações, assente na responsabilidade e na solidariedade, que potencie a capacidade de, coletivamente, reagirmos e vencermos este desafio.
À luz deste contexto pandémico, a GEBALIS respondeu positivamente e adaptou a sua atividade e a prestação dos seus serviços, com o objetivo de dar resposta às necessidades sociais e económicas que quem vive e trabalha na cidade de Lisboa sente neste momento.
Detalhes financeiros da Gebalis
Estrutura Capital Social:
O capital sociial no valor de 1.300.000,00€, é detido a 100% pela Câmara Municipal de Lisboa
Número de Identificação Fiscal:
503 541 567
CAE:
68321 – Administração de Imóveis por conta de outrem