Portal do Morador

Perguntas Frequentes

O que é a Gebalis?

A Gebalis existe para cumprir uma missão de interesse público: gerir o arrendamento municipal na cidade de Lisboa.

Foi criada em 1995 e é uma empresa de promoção do desenvolvimento local, que tem como objeto a gestão de imóveis de habitação municipal, bem como a gestão de outro património edificado habitacional. Assegura uma política de gestão integrada, que visa a administração dos bairros, a qualidade de vida das populações residentes e a conservação do património. Para nós, o contacto direto com os moradores é primordial, e, para reforçar esta relação e melhor responder às necessidades.

Qual é a área da atuação da Gebalis?

A Gebalis atua na gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, promovendo a qualidade de vida e a integração social das comunidades.

Quem faz parte do Conselho de Administração da Gebalis?

O Conselho de Administração da Gebalis é presidido por Fernando Angleu e tem como Vogal Miguel Silva Pereira e Vogal Não Executivo Ana Paula Cunha.

É possível candidatar-me a um emprego na Gebalis?

Sim, é possível candidatar-se a um emprego na Gebalis. Os detalhes sobre oportunidades de emprego e o processo de candidatura podem ser encontrados na página recrutamento.

O que fazer para ter acesso a uma loja ou casa municipal?

A atribuição de espaços municipais (lojas ou casas) é da exclusiva responsabilidade da CML. Assim, no caso de pretender ter acesso a uma habitação municipal, deve apresentar a sua candidatura através do formulário próprio, disponível no sítio da CML, podendo para o efeito recorrer à ajuda disponibilizada no edifício da CML no Campo Grande 25.

As atribuições são efectuadas de acordo com o estabelecido no Regulamento do Regime de Acesso à Habitação Municipal (RRAHM).

No caso de pretender obter a atribuição de uma loja, terá que estar previamente inscrito na Base de Dados para Atribuição de Apoio (BDAA) e dirigir-se à CML para se candidatar à atribuição de uma loja no âmbito do Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa (RAAML).​

O que fazer em situações de necessidade de reparações e/ou obras na casa, elevadores e espaços comuns?

As habitações são atribuídas às famílias com as devidas condições de habitabilidade. A sua manutenção e bom estado de conservação são da responsabilidade dos seus residentes.

Cabe aos residentes, intervir na manutenção do estado de conservação da casa: pinturas, arranjos de estores e torneiras, móveis de cozinha, autoclismos, janelas, portas e fechaduras.

Assim como na reparação das anomalias decorrentes de mau uso ou desgaste corrente.

À Entidade Gestora cabe realizar as obras de conservação estrutural dos edifícios, podendo contactar-nos via e-mail ou telefone

Em caso de rendas em atraso, como se pode proceder à sua regularização?

Pode deslocar-se ao seu Gabinete de Bairro ou Loja do Cidadão para estabelecimento de acordo de liquidação de dívida.

O que fazer em caso de diminuição de rendimento ou alteração do agregado familiar, para solicitar redução de renda?

Um elemento do agregado deve dirigir-se ao Gabinete de Bairro e expor a sua situação, para saber quais os documentos necessários na sua totalidade, no entanto, deve levar cópia do último recibo de vencimento de todos os titulares; cópia de comprovativo de subsídio de desemprego e/ou Subsídio Social de Inserção, cópia do último IRS.

Os pedidos só são analisados após entrega de todos os documentos na GEBALIS e a sua aplicação só ocorre a partir da data em que o agregado entrega todos os documentos. Nunca tem efeitos retroativos.

Como posso tornar-me parceiro da Gebalis?

Para se tornar parceiro da Gebalis, pode entrar em contacto direto com a empresa para obter informações sobre os requisitos e o processo de parceria.

Existe alguma forma de atendimento presencial?

Sim, a Gebalis dispõe de 10 Gabinetes locais e Balcões de Atendimento na Loja do Cidadão de Marvila e na Loja do Cidadão do Saldanha.