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Informação Financeira

A Gebalis é feita de pessoas que se dedicam a outras pessoas e os números refletem esse mesmo empenho e proximidade.

Descubra a Gebalis em números, edificado e intervenção comunitária consultando os relatórios.

Relatório e Contas 2024

Olhando à reabilitação de fogos, foram concluídos mais 450 em 2024, perfazendo um total de 1450 em 3 anos, O compromisso de em 4 anos serem reabilitadas 1600 fogos devolutos será ultrapassado, dando assim condições para que mais chaves sejam entregues pela Câmara Municipal de Lisboa e para que mais famílias possam, finalmente, ter o seu lar.

​​​​Concluída que está a primeira metade do mandato deste Conselho de Administração, importa, por um lado, refletir sobre em que medida os objetivos estabelecidos têm visto concretização prática e, por outro, avaliar o impacto real da atividade da Empresa na vida das pessoas e dos bairros municipais. Os números relativos ao ano de 2023 são bem elucidativos que o rumo preconizado para a empresa apresenta já resultados objetivos e quantificáveis. ​​

A entrada no ano de 2024 marca o cumprimento de, sensivelmente, meio mandato do atual Conselho de Administração.

Um momento de olhar para os objetivos propostos e avaliar o seu nível de execução, de acordo com as metas temporais estabelecidas.

​​O Conselho de Administração da GEBALIS tomou posse no dia 28 de dezembro de 2021, com uma missão bem definida: profissionalizar a empresa, dotando-a de meios humanos e materiais que permitam alavancar a eficiência da Empresa, na resposta constante e diária à melhoria das condições de vida dos moradores.

O ano de 2022 marcou o início desse caminho, alicerçado numa análise global realizada à atividade da Empresa, nas mais variadas vertentes e áreas de atuação, com o grande propósito de, envolvendo sempre todos os colaboradores, identificarmos, juntos, o ponto de partida e o ponto desejado de chegada, no qual se pretende que a Empresa se posicione no final do mandato desta Administração​

​​​​Um ano desafiante e intenso, em que se lançaram as bases para a concretização de um ciclo, que queremos que seja estruturante para o futuro da habitação municipal em Lisboa. Futuro esse, organizado e planeado numa perspetiva de curto, médio e longo prazo.

Na lógica da gestão da Empresa, à data de entrada deste Conselho de Administração, foram definidas 4 grandes prioridades, tendo em conta a magnitude social associada e o número de agregados afetados: a reabilitação e afetação a programas de arrendamento municipal dos 1600 fogos devolutos; o reforço do investimento na manutenção e reparação de elevadores; a requalificação dos bairros municipais em pior estado de degradação e o aumento do peso e relevância dos projetos de intervenção comunitária na ação da Empresa.

​​​Tendo o atual Conselho de Administração tomado posse a 28 de dezembro de 2021, não se justifica, neste enquadramento do Relatório de Atividades e Contas de 2021, outra nota que não seja a de enaltecer e louvar o trabalho desenvolvido pela empresa, fruto da dedicação e empenho de todos os seus trabalhadores.​

MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

A entrada em funções deste Conselho de Administração no final de 2021 leva a respeitar o cumprimento dos trabalhos preparatórios na elaboração deste documento efetuados pelas diversas equipas da empresa.

Nesse sentido, e sem deixar de ajustar o Plano de Atividades às diretrizes e objetivos do atual Conselho de Administração, importa
reter o respeito do trabalho que tem vindo a ser, continua a ser e será desenvolvido pela empresa, seus quadros e funcionários.
Em 2022, pretende-se assegurar a revisão e melhoria progressiva do atendimento e resposta aos munícipes de Lisboa residentes em habitação municipal, acompanhando o próprio desenvolvimento da cidade, canais de informação, serviços e apoios disponíveis e uma progressiva melhoria da gestão do arrendamento da habitação municipal nas suas diferentes categorias, com particular destaque para a gestão social, patrimonial e financeira do arrendamento apoiado, mas também relativamente à gestão de outros arrendamentos de habitação municipal já implementados, como é o caso do Arrendamento Acessível.

A par da evolução do serviço à cidade, a Empresa também deverá garantir a evolução nas condições de trabalho dos seus Profissionais, sendo que, neste capítulo, reveste-se de significativa importância o retomar de assunto que tem vindo a ser trabalhado e desenvolvido pela empresa, no sentido de dotar a mesma de uma nova sede, que garanta melhores condições de trabalho e de reposta às necessidades dos Munícipes, respeitando todas as regras de segurança.

A empresa estará igualmente capacitada para dar as respostas necessárias ao cumprimento, na sua área de intervenção, dos programas e respetivas verbas financeiras previstas no Plano de Recuperação e Resiliência. Nesse sentido, a empresa irá adotar as medidas internas que se imponham para, quando for apropriado, possa ser um instrumento central da aplicação desses fundos, assim cumprindo o seu objeto.

O Plano de Atividades que se apresenta para o ano 2022 visa evidenciar o compromisso da GEBALIS em continuar a servir a cidade de Lisboa, respondendo com qualidade e eficácia aos objetivos de gestão do arrendamento de habitação municipal que lhe foram designados.

Para a concretização das atividades previstas a GEBALIS irá continuar a colaborar com os diversos Parceiros e a desenvolver novas Parcerias, que permitam a maximização dos recursos disponíveis nas várias dimensões associadas ao “habitar” que influenciam a vida dos residentes, promovendo a intervenção articulada e integrada e a cogovernação quando possível, não esquecendo a participação e corresponsabilização dos próprios munícipes na resolução dos seus problemas e/ou promoção de melhorias no património municipal de habitação que é colocado à sua disposição.

A GEBALIS irá prosseguir uma política de Responsabilidade Social Empresarial atenta à Coesão Social, à defesa dos Direitos Humanos, à Igualdade de Oportunidades, à igualdade de género, à diversidade e a multiculturalidade, tanto junto de residentes como de entidades e organizações parceiras, não esquecendo os/a(s) seus Trabalhadores, Pessoas e Profissionais sem os quais a missão da GEBALIS não será possível.

Detalhes financeiros da Gebalis

Estrutura Capital Social:

O capital social no valor de 1.300.000,00€, é detido a 100% pela Câmara Municipal de Lisboa

Número de Identificação Fiscal:

503 541 567

CAE:

68321 – Administração de Imóveis por conta de outrem