Portal do Morador

Gebalis lança jogo lúdico-pedagógico para os mais novos

Junho 1, 2023

Num ano em que se assinalam as três décadas desde a criação do Programa Especial de Realojamento (PER), projecto no âmbito da habitação pública que permitiu pôr termo à realidade das barracas que então se vivia em Lisboa, a Gebalis celebra esta data com o lançamento do inovador jogo de tabuleiro “O meu bairro, a minha cidade”.

Com um fim lúdico-pedagógico, pensado à medida das dinâmicas familiares e para ser utilizado pelas equipas da direcção de intervenção local da Gebalis em dinâmicas escolares e comunitárias com jovens, este jogo de tabuleiro – que aliás já havia sido apresentado nos primeiros anos da Gebalis e é agora recriado – pretende incentivar todos os participantes não só a terem um maior conhecimento da história da sua cidade, mas também a trabalharem as necessárias ferramentas sociais, económicas e humanas em prol de uma melhor e mais sustentável convivência das comunidades.

Importa destacar que GEBALIS, fundada em 1995, foi a primeira empresa de gestão de habitação social do País, quando ainda decorriam realojamentos em massa numa cidade cujo cenário social era desenhado por 150 mil moradores distribuídos por residências precárias de auto construção, e muitas outras famílias a ocupar cerca de 30 mil barracas. E, 28 anos depois, a GEBALIS continua a ter um papel central na vida das pessoas, dos bairros e de Lisboa no seu todo, focando-se na criação de soluções envolventes, na proximidade, na prevenção e na inovação das abordagens metodológicas, de modo a ter impacto junto das famílias e de todas as faixas etárias.

“O meu bairro, a minha cidade”, que integra o conjunto de iniciativas pensadas pela Gebalis no âmbito da comemoração dos 30 anos do PER, resulta de um processo de construção conjunta de todos os trabalhadores da empresa municipal, desde as perguntas, ao próprio nome do jogo. Assume-se assim como uma aposta estrutural e inovadora na prevenção primária e nos mais novos, ao trabalhar, de forma lúdica, temáticas fundamentais à missão da empresa e à formação de cidadãos conscientes e despertos para os seus direitos e deveres.

Para Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis, a decisão de recuperar, em conjunto com a Science4You, esta memória da empresa em formato de jogo lúdico-pedagógico prende-se com o facto de “querermos desta forma dar às crianças e aos jovens recursos importantes, capazes de (re)organizar a vivência individual e coletiva e (re)elaborar valores e conceitos primordiais para a convivência em sociedade, trabalhando valores de cidadania, de literacia financeira e eficiência energética”.