Portal do Morador

Iniciativas

Delegação italiana visita Gebalis para conhecer projetos de habitação e regeneração urbana

Junho 3, 2026

A Gebalis recebeu uma delegação italiana composta por profissionais das áreas da habitação e da regeneração urbana, no âmbito de um projeto Erasmus+ promovido pela Rede DLBC Lisboa.

A visita permitiu dar a conhecer o trabalho desenvolvido na gestão do parque habitacional municipal, com destaque para os projetos em curso no Bairro Padre Cruz e para o processo de regeneração urbana da zona de alvenaria, enquadrado nas políticas públicas de habitação e no impacto que estas podem ter na qualidade de vida das famílias.

O programa incluiu ainda a visita a uma das novas habitações, onde foi possível conhecer algumas das soluções adotadas para promover a acessibilidade, a adaptação dos espaços às diferentes fases da vida dos agregados familiares e a melhoria das condições de conforto. Entre outros aspetos, foram apresentadas medidas associadas ao desempenho térmico e acústico dos edifícios, bem como soluções de eficiência hídrica e energética.

A partilha de experiências entre diferentes contextos urbanos contribuiu ainda para reforçar a troca de conhecimento e a identificação de oportunidades de colaboração futura.