Portal do Morador

Iniciativas

Sessão de esclarecimento sobre a próxima fase de realojamento no Bairro da Boavista

Janeiro 29, 2026

No passado dia 27 de janeiro de 2026, realizou-se uma sessão de esclarecimento dirigida à população abrangida pela próxima fase de realojamento (D2), que incluirá 18 famílias do Bairro da Boavista.

A iniciativa teve lugar na sede da Associação Recreativa de Moradores do Bairro da Boavista e contou com a presença do Vereador do Pelouro da Habitação, Vasco Moreira Rato, do Conselho de Administração da Gebalis, de representantes da empresa e do Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, num momento de proximidade, informação e diálogo com os moradores.

Durante a sessão, foi feito um ponto de situação sobre o avanço da obra atualmente em curso, correspondente à construção de novas habitações municipais, que serão atribuídas a famílias do bairro de acordo com os critérios de realojamento em vigor. Foi igualmente referido que o prazo de conclusão da obra está previsto para o 4º trimestre de 2026. No decorrer do encontro, foram ainda esclarecidas dúvidas relacionadas com o processo, os prazos e as características das futuras habitações.

As novas habitações municipais estão a ser concebidas segundo elevados padrões de qualidade, conforto, acessibilidade e eficiência energética, integrando soluções modernas e adequadas às necessidades das famílias, nomeadamente:

  • Tipologias evolutivas
  • Poupança energética
  • Maior conforto habitacional
  • Acessibilidades para habitações em pisos térreos

A Gebalis reforça a importância da colaboração de todos os moradores neste processo, sublinhando que a regeneração urbana do Bairro da Boavista é um projeto coletivo, orientado para a melhoria das condições de habitabilidade, da qualidade de vida e da valorização do território.