Portal do Morador

Iniciativas

“Pega Monstros” regressa ao bairro do Armador para a sua 2.ª edição

Maio 30, 2025

O projeto “Pega Monstros” voltou ao bairro do Armador para a sua 2.ª edição, numa ação que reafirma o compromisso com a melhoria das condições de higiene urbana e segurança nos espaços comuns.

Desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) – Departamento de Higiene Urbana, a Polícia Municipal/Policiamento Comunitário e a Junta de Freguesia de Marvila (JFM), a iniciativa “Pega Monstros” visa sensibilizar os moradores para a importância do correto encaminhamento de resíduos volumosos, conhecidos como “monos”, promovendo a sua remoção e contribuindo para uma ocupação mais cuidada e digna do espaço público.

Durante o mês de abril, foi realizada uma ação de sensibilização junto da população residente e do comércio local, com o apoio dos parceiros do projeto. Esta mobilização resultou na recolha de cerca de uma centena de monos acumulados nas zonas comuns dos edifícios e nas áreas envolventes, melhorando substancialmente a salubridade e segurança do bairro.

O sucesso da ação foi possível graças à articulação entre os serviços de Higiene Urbana da CML, a JFM, a Polícia Municipal e o Policiamento Comunitário, no âmbito do programa “Ruas Limpas, Ruas Seguras!”.

Está já prevista uma nova intervenção do “Pega Monstros” no Bairro do Armador para o mês de setembro, dando continuidade a este esforço coletivo em prol da qualidade de vida na freguesia.