A Fundação Benfica e a Gebalis, parceira estratégica do Community Champions League (CCL), renovam o protocolo para mais duas épocas.
O Community Champions League privilegia o futebol e a inter-competição como ferramentas de sucesso para a promoção de uma cidadania ativa em indivíduos e populações de diferentes contextos sociodemográficos.
Em Portugal, é promovido pela Fundação Benfica em parceria com a Gebalis desde 2019. O sucesso desde o início e os números de 2024 fizeram com que a aposta no projeto e na parceria tenham sido reforçadas. O projeto tem como público-alvo jovens, equipas técnicas e famílias de 10 freguesias de Lisboa e uma equipa da Cruz Vermelha Portuguesa.
A particularidade desta competição é que acontece dentro e fora de campo. Ou seja, a Liga CCL tem jornadas quinzenais nos bairros de toda a cidade de Lisboa, mas os pontos conseguidos não se restringem apenas às vitórias nos jogos. Ganham-se também com contribuições comunitárias. Por isso, a equipa campeã será aquela que conquistar mais pontos durante os jogos e, ao mesmo tempo, acrescentar mais valor à comunidade. Desta forma, os participantes aprendem a utilizar, dentro e fora das quatro linhas, os valores inerentes ao desporto, como o respeito, empenho, dedicação, trabalho em equipa, profissionalismo, tolerância, resiliência e ética.
“Um projeto tanto mais pertinente quanto cada vez mais é necessário encontrar projetos e atividades capazes de atrair e mobilizar os jovens, mas também de contribuir para a sua formação cidadã e para a edificação das suas personalidades e condutas. É lugar-comum dizer que os jovens são o futuro, mas são mesmo!”, referiu Carlos Moia, Presidente Executivo da Fundação Benfica.
Pretende-se que o Community Champions League seja um projeto promotor de igualdade no acesso ao desporto e de coesão social e territorial. A Gebalis ganha com jovens mais autónomos, com iniciativa, maior resiliência e consciência do potencial e capacidade de promover pequenas mudanças nas suas vidas e nos seus territórios.
“Se por um lado, a prática desportiva permite o livre acesso ao desporto e a um estilo de vida mais saudável, a prática comunitária permite incutir valores de cidadania, espírito de comunidade e perceção coletiva”, afirma Fernando Angleu, presidente Conselho de Administração da Gebalis. “O grande desafio é que os jovens, nas comunidades, trabalhem coletivamente, mobilizando e potenciando as famílias e as parcerias locais para tornar os bairros em sítios mais seguros e respeitados”, acrescenta.
Nas últimas edições, fora de campo, foram desenvolvidas ações sobre temas como o bullying, igualdade de género, empatia ou suporte básico de vida; angariação de alimentos, roupas e produtos de higiene; confeção e distribuição de comida à população mais isolada e vulnerável; requalificação estética e funcional de espaços recreativos e desportivos utilizados pelas comunidades; e concursos de fotografias.
A renovação do protocolo foi assinada no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, e no próximo dia 17 de novembro irá decorrer, também no Estádio, o evento de lançamento com todas as equipas, jovens e equipas técnicas.