No âmbito da parceria entre a Gebalis e o MEO no programa Partilha Casa, realizaram-se, em maio e junho, duas sessões de apresentação do projeto aos alunos da Universidade Sénior de Marvila, na sede da Junta de Freguesia de Marvila.
O objetivo foi sensibilizar potenciais destinatários sobre a iniciativa (pessoas com +65 anos que disponham de um quarto adicional), explicando os benefícios do programa e respetivos procedimentos a seguir em caso de adesão, bem como particularidades formais ao nível das habitações sob gestão municipal.
As sessões contaram com o testemunho de Maria João Araújo, de 81 anos, que se encontra atualmente a beneficiar do Programa e que acolheu Joana Gonçalves, de 21 anos de idade. Ambas partilharam a sua experiência de coabitação no programa ‘Casa Feliz’, da SIC.
O MEO Partilha Casa é uma iniciativa a nível nacional, que tem como principal objetivo fomentar a partilha de alojamento entre seniores e jovens estudantes universitários deslocados da sua residência, em circunstâncias de plena convivência. Por um lado, os benefícios do programa promovem a intergeracionalidade e combate ao isolamento, por outro contribuem para colmatar os desafios dos estudantes no acesso ao mercado de habitação.
Na cidade de Lisboa o processo é assegurado pela Start Up Une.Idades, entidade responsável pela gestão do programa nas suas várias fases: ‘match’, avaliação de interessados, contratualização e acompanhamento de cada situação.