A organização sem fins lucrativos (ONG) ‘Mundo Nôbu’, fundada por Dino D’Santiago e por Liliana Valpaços, pretende uma mudança no que diz respeito à equidade no acesso a oportunidades por parte de comunidades mais vulneráveis. A GEBALIS abraçou o projeto e vai apoiar no empoderamento dos jovens residentes em bairros municipais lisboetas.
O projeto “O Teu Lugar no Mundo” terá oficialmente início em setembro de 2024 e irá decorrer até 2027, destinando-se a 160 jovens entre os 14 e os 22 anos. O grande objetivo passa por desenvolver competências de pensamento crítico e de consciência individual e social, com vista a uma maior autoestima, autoconhecimento e capacidade de tomar decisões em benefício próprio e da sociedade. Procura oferecer um programa vasto, que permitirá o acesso a oportunidades de carreira, contactar com personalidades de referência e até fazer estágios em algumas das mais reconhecidas instituições do país. As candidaturas para “O Teu Lugar no Mundo” já estão abertas.
Fernando Angleu, Presidente do Concelho de Administração da empresa, salienta que “os valores da diversidade e da equidade social, espelhados na ONG ‘Mundo Nôbu’ são inerentes à cultura e à missão da GEBALIS, pelo que nos faz todo o sentido apoiar um projeto que luta contra as desigualdades, que acredita nas oportunidades para todos e que empodera os jovens a atingirem o seu potencial por meio da educação e da participação na comunidade“.
Baseado na metodologia da Brotherhood Sister Sol, uma organização sem fins lucrativos sedeada no Harlem, Nova Iorque, que tem vindo a ser reconhecida pelos resultados gerados pela sua atuação junto de jovens, “O Teu lugar no Mundo” terá reuniões e atividades semanais, com grupos de jovens acompanhados por mentores, onde serão abordados diversos temas curriculares.
Numa primeira fase, o projeto arranca na cidade de Lisboa e a GEBALIS será uma das parceiras promotoras da iniciativa e uma das entidades responsáveis pela ponte entre a organização, as famílias residentes em bairros municipais, os parceiros e os jovens. Entre outros parceiros, contam-se: a Câmara Municipal de Lisboa,
Neste sentido foi promovida uma sessão de informação na Biblioteca de Marvila, no passado dia 16 de maio, com cerca de 25 entidades parceiras de toda a cidade, que trabalham com grupos de jovens. A GEBALIS articulou também a ligação com as Escolas Secundária D. Dinis e Escola Secundária do Lumiar, para que o projeto pudesse ser apresentado estes jovens e às respetivas comunidades educativas. Estão a ser avaliadas outra formas de colaboração, a definir em breve, nomeadamente, promovendo vários encontros entre os membros da ‘Mundo Nôbu’ e parceiros nos territórios geridos pela GEBALIS.
Para mais informações sobre a ONG e o projeto, pode ser consultada a página: https://mundunobu.org/