No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril, o Bairro 2 de Maio celebra também 50 anos de existência.
Estrategicamente localizado na Junta de Freguesia da Ajuda, tem uma localização privilegiada, sendo vizinho do Parque Florestal de Monsanto e do Palácio Nacional da Ajuda. O bairro nasce em 1974, após o 25 de Abril, quando centenas de pessoas oriundas do bairro do Cruzeiro e outros bairros, ocuparam os prédios que estavam a ser construídos pela Fundação Salazar, justamente no dia 02 de maio, data que dá o nome ao Bairro.
Em 1996, os fogos da Fundação Salazar passaram para gestão da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e, em 2003, para gestão da GEBALIS.
Com 64 lotes, 39 deste período e outros 25 construídos posteriormente pela CML, perfazendo um total de 616 fogos, o bairro ganhou uma nova ‘cara’ em 2021.
A GEBALIS, a GAU – Galeria de Arte Urbana, o Museu de Lisboa, a Associação de Moradores do Bairro 2 de Maio e os moradores do Bairro associaram-se para a concretização de um projeto de intervenção artística, inspirado numa experiência realizada na Holanda – “Dutch Masters Revisited”, que consistiu em retratar pessoas, que se destacaram simbólica e historicamente num determinado período ou na comunidade, nas empenas de prédios.
Nessa altura, foram realizadas uma série de iniciativas participativas, com auscultação à comunidade para escolha das personalidades do bairro e das obras do acervo do Museu de Lisboa que haviam de figurar nas empenas dos lotes com maior visibilidade e que atualmente são uma das imagens de marca do bairro.
Parabéns, ao Bairro 2 de Maio, e aos seus moradores, pelo 50º aniversário!