Para ajudar a fazer face a uma dupla problemática presente na sociedade portuguesa no que à habitação diz respeito, o MEO criou a iniciativa ‘Partilha Casa’ – uma plataforma nacional que pretende agregar todos os projetos que prevejam soluções de habitação intergeracional. A Gebalis, enquanto entidade que gere bairros municipais lisboetas, formalizou um protocolo com o MEO de modo a apoiar este projeto, promovendo a divulgação e participação no mesmo junto dos seus moradores.
Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis, enaltece esta iniciativa referindo que “é cada vez mais urgente procurar soluções que permitam responder à necessidade de atenuar o isolamento das pessoas idosas em Portugal. E se, dentro destas iniciativas, conseguirmos melhorar a oferta de habitação aos jovens universitários, estaremos, de certo, perante projetos merecedores da nossa atenção e inteiro apoio pelo seu valor social.”
Em Portugal existem 1 milhão e 700 mil idosos que vivem de forma isolada, o que eleva a preocupação social sobre o envelhecimento da população e o seu isolamento. Por outro lado, o custo crescente do aluguer de quartos para estudantes universitários tem-se mostrado uma das questões mais alarmantes junto das famílias portuguesas, procurando-se, assim, soluções que possam ajudar ambas as gerações nas diferentes problemáticas.
Fernando Angleu acrescenta que “este é um tema que nos sensibiliza, uma vez que, segundo o estudo “Os filhos dos bairros municipais”, habitam nos 66 bairros de Lisboa geridos pela Gebalis cerca de 60 mil pessoas, dos quais 30% tem idades superior a 65 anos. Neste sentido, e a par de proporcionarmos o bem-estar habitacional, a nossa missão passa também por potenciar o bem-estar pessoal e social dos nossos moradores, pelo que que só poderíamos apoiar este projeto”
O website, promovido pelo MEO, agrega para já dois programas neste âmbito, em Lisboa e em Coimbra, e abre a porta ao desenvolvimento de muitos mais, bem como a promoção da sua existência. Neste sentido, a Gebalis, enquanto entidade gestora de bairros municipais em Lisboa, lança o mote para que os seus moradores se possam associar à iniciativa, bastando, para tal, aceder a partilhacasa.pt e seguir os passos para a candidatura.