A final do concurso de música e dança “Maria Vai”, uma iniciativa Gebalis, dinamizada pelo Gabinete de Intervenção Local da Alta de Lisboa, aconteceu no passado dia 2 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, cedido pela Junta de Freguesia do Lumiar, com lotação esgotada.
Na qualidade de convidada especial, a fadista Célia do Carmo começou o espetáculo com 3 fados, muito aplaudidos. De seguida, decorreram as atuações dos 13 finalistas, residentes na Alta de Lisboa, nos bairros municipais e não só, a solo ou representando uma instituição (Centro Social da Musgueira, Espaço Mundo, Centro de Artes e Formação, Associação de Moradores PER 11, Biblioteca Maria Keil), comentadas pelo saber especializado do Júri, composto pelo bailarino Paulo Cruz, o cantor Ary Rafeiro e a Diretora de Intervenção Local da Gebalis, Mikaella Andrade.
O público, sempre muito vocal no seu entusiasmo, foi surpreendido pela qualidade e diversidade das apresentações (ballet clássico, danças africanas, fado, música popular e erudita). O segundo convidado da tarde, Edson Santos, apresentou um número de danças tradicionais brasileiras.
Os vencedores da competição foram: os Wesa, alunos do Centro de Artes e Formação do Bairro da Cruz Vermelha (1º lugar), Rodrigo Gonçalves (2º lugar) e Leo & Tiago (3º lugar), que ainda regressaram ao palco para uma segunda atuação.
No final, José Luís Tavares, do Gabinete da Vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, saudou a iniciativa pelo seu espírito inclusivo e sentido de comunidade.